sexta-feira, 4 de maio de 2012

O modo francês de resolver problemas...

Como em toda vida, o nosso quotidiano também é feito de problemas a serem resolvidos... E hoje foi um dia desses... Tudo começou ontem: acordei cedo para ir ao curso de francês e na estação de metrô me dirigi até uma das máquinas de autoatendimento para recarregar meu NaviGo (um cartão que contém os passes de metrô) e lá começou meu problema. Como de costume, segui todas as instruções, mas, estranhamente não recebi o comprovante da transação. Achando que havia feito a tal recarga, me dirigi a uma das catracas e nada! NaviGo inválido! Retornei para outra máquina, consultei minhas recargas e constava apenas a do mês anterior. Certa de que não havia sido efetuada, refiz tudo. Dessa vez, recebi o tal comprovante e segui adiante. Tudo certo, peguei o metrô. Porém, hoje, quando Jivago consultou pela internet o nosso extrato bancário, a desagradável surpresa: cobraram duas vezes a única recarga que havia conseguido fazer. E aí tudo começou... A primeira etapa do problema foi conseguir imprimir meu extrato em um caixa eletrônico (não temos impressora em casa e aceitamos doações...). Ingenuamente fomos a uma pequena agência do nosso banco perto de casa e nada! Nenhum dos caixas davam essa opção. Resolvemos entrar e perguntar a uma funcionária como poderíamos fazer a transação e ela, delicadamente, deu a pior resposta que poderíamos ouvir: naquela agência não era possível, somente em uma grande agência e em caixas eletrônico de cor vermelha. "Oi?" Estamos no século XXI, certo? Como pode isso acontecer com um dos maiores bancos públicos da França? Há agências e caixas de autoatendimento específicos para conseguir imprimir um simples extrato bancário? Inacreditável! Depois de muito caminhar por uma avenida que a tal funcionária nos havia indicado, e sem sucesso, resolvemos sair do século passado e recorremos a uma Lan House para imprimir o tal extrato pela internet mesmo. Aí começou o segundo problema. Nos dirigimos à estação onde fiz a recarga e o gentil funcionário, depois que relatei todo o ocorrido, fez todas as consultas e constatou que, de fato, havia uma cobrança indevida. E ai mais uma eficiente solução me foi apresentada: o reembolso deveria acontecer dentro de um mês e para solicitá-lo eu teria que escrever uma carta ao atendimento ao cliente. Isso mesmo, uma carta! "Oi? (parte II)", nós realmente estamos na era digital, não? Ave, Steve Jobs!

Eu não sei porque não imaginei isso antes... Até porque há um mês atrás passamos por isso com a operadora de celular: depois de Jivago passar alguns longos minutos no atendimento telefônico, a terrível notícia de que, para eu cancelar o plano "chinfrim"que havia feito, teria que, adivinhem, escrever uma carta! Então, ficam duas dicas: a primeira coisa a ser feita ao chegar aqui é localizar uma agência de correio mais próxima e a segunda é fazer amizade com o carteiro ou com o funcionário dessa agência. Acredite, elas serão as pessoas que você mais verá em sua estada na França e, quiçá, serão seus melhores amigos! Rs rs rs rs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.