terça-feira, 6 de março de 2012

Ah, o Louvre...

Le Louvre
Monalisa
Aproveitamos que era o primeiro domingo do mês e fomos visitar o Louvre - aqui, a grande maioria dos museus tem a entrada gratuita nesse dia. Chegamos cedo e pegamos uma pequena fila de 5 minutos apenas. Seguimos em direção ao balcão de informações para pegarmos nosso mapa e, para minha felicidade, havia uma versão em português - pelo que lembro, havia, no mínimo, umas 6 versões diferentes, que maravilha!!! E a dúvida começou aí: por onde começar? O Louvre dispões de nada menos que quatro andares, sendo que cada um tem, em média, 3 pavilhões e cada pavilhão é subdividido. É uma loucura: Pinturas; Pinturas francesas; Pinturas alemãs, flamengas, holandesas, belgas, russas, escandinavas e suiças; Objetos de Arte; Esculturas; Antiguidades egípcias; Antiguidades gregas, etruscas e romanas; Antiguidades orientais; Artes da África, da Ásia, da Oceania e das Américas; Artes gráficas, desenhos franceses, além das salas destinadas para as exposições temporárias... E em meio à ida de um pavilhão para outro, você vai se deparando com preciosidades da arte e do mundo antigo: sarcófagos e variados objetos do Egito, esculturas gregas, relíquias do oriente como o Código de Hamurabi, objetos pertencentes à monarquia - como porcelanas, jóias e coroas, esculturas como a Vênus de MiloVitória de Samotrácea e Psique Revivida pelo Beijo de Eros, máscaras africanas e um Rapa-Nui e, claro as pinturas de Leonardo de Vinci, Michelangelo, Giotto, Bosch, Caravaggio, Goya, Cézanne, Monet,  Van Gogh, Gaugin, Renoir... É de causar vertigem... 
Psiquê Revivida pelo Beijo de Eros
Há ainda um casamento perfeito entre o moderno e o antigo, entre o imponente palácio e toda a estrutura a ele adaptada como escadas rolantes, elevadores, toilets e mesmo a tão intrigante pirâmide de vidro - tudo está em perfeita harmonia, sem causar qualquer choque aos olhos do mais puristas. Fantástico!  
Caminhamos por 3 horas e resolvemos parar para almoçar e aqui vai a dica: leve seu almoço porque os preços variam entre €5,00 (um pequeno sanduíche) e  14,00 (uma refeição com proteína). Após o almoço, lá fomos nós para o segundo round, mais 3 horas de caminhada... Ao final do dia já estava morta, meus pés já estavam mortos e ainda tinha muita, mas muita coisa por ver! Fascinada por ter me deparado com períodos tão distintos da nossa história e por visões tão distintas da arte, ficou a promessa de voltar no primeiro domingo do mês seguinte para descobrir um pouco mais. 
Cézanne estava certo: O Louvre é o livro onde aprendemos a ler.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.