sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Primeira exposição visitada: Cézanne et Paris

Desde meus primeiros dias aqui fiquei sabendo dessa exposição e com muita vontade de vê-la... Hoje, finalmente, pude satisfazer esse desejo.... Mas antes, um aperitivo sobre como o meu dia começou...

Como de costume, fui ao curso de francês - nossa professora estava doente e, por conta disso, tivemos aula com uma professora substituta... Até aí, tudo bem afinal essas coisas acontecem. A aula começou, apresentações realizadas e subitamente comecei a sentir um odor, como se diz em piadas brasileiras sobre os franceses, o cecê-no-ar! Discretamente me certifiquei se não era eu a responsável por isso. Feita a averiguação, olhei para os lados para ver se não era nenhum colega e me deparo com minha colega argentina com os olhos arregalados e as mãos no nariz me dizendo que a professora estava fedendo! Cai da risada... O pior é que estávamos sentadas bem na primeira fila e com a porta e as janelas fechadas por conta da calefação... Pensei rápido e a única coisa que eu poderia fazer era mascarar essa catinga com algum odor mais agradável: tirei da minha mochila um hidratante para as mãos e ofereci a ela - acabou que o creme rodou na mão de todos os outros que estavam sentados na mesma fileira que eu (risos!)! Mal prestei atenção à aula... Impossível! 

Meu ingresso... Guardado com carinho
Cartaz da exposição
Terminada a aula e após o almoço, fui andando, juntamente com duas colegas, ao local da exposição de Cézanne - o Museu do Palácio de Luxemburgo. A exposição não era tão grande como eu havia imaginado, mas valeu a pena: obras de variados tamanhos e fases do artista vindas de diferentes parte do mundo e acervos - fiquei imaginando toda a logística e as cifras que estavam por trás de tudo aquilo. Admirei cada uma das obras com um olhar de quem estava se deparando com um pedaço da história da arte - Cézanne foi um pintor impressionista e um dos precursores do cubismo... Fiquei imaginando a revolução que essa nova forma de pintar causou na época. Fantastique!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.