terça-feira, 3 de julho de 2012

Museu d'Orsay: uma agradável surpresa

Primeiro domingo do mês, e, o programa mais indicado para quem gosta de arte é visitar os museus da cidade já que nesse dia a entrada é gratuita! Diante disso, ao invés de revisitar o Louvre, decidi ir ao lindo Musée d'Orsay. Fundado em 1986 o museu está localizado na margem esquerda do Senna e abriga importantes obras, principalmente às pertencentes ao movimento impressionista. A fila estava grande, mas andava rapidamente. Encontramos com um casal de amigos e começamos nossa visitação. O prédio, uma antiga estação ferroviária, é uma beleza à parte e já valeria o passeio. Fiquei maravilhada diante de tudo que vi: esculturas de Rodin, objetos lindíssimos de decoração, uma perfeita maquete da l'Ópera e, claro, as fantásticas obras de Toulouse-Lautrec, Degas, Cézanne, Renoir, Klimt, Monet, Manet, Gaugin, Van Gogh e tantos outros artistas maravilhosos que eu, até em então, desconhecia como, por exemplo, Pierre Bonnard. Eu adoro o impressionismo e, poder apreciar de perto tudo isso, foi uma experiência muito emocionante já que o Musée d'Orsay congrega uma importante coleção com obras desse movimento artístico. Lembro que há poucos anos atrás fiquei comovida ao ver, no Masp, a obra Rosa e Azul de Renoir e, essa comoção, eu pude sentir novamente frente a tantas outras lindas obras desse pintor, como, por exemplo, a Bal du Moulin de la Galette. Minha emoção aumentou quando encontrei as obras de todas as fases de Claude Monet, como as que retratam os jardins de sua casa em Giverny, as da série Ninféias e as obras Essai de Figure en Plein-air (femme à l'ombrelle). Diante dos quadros de Van Gogh, eu parecia criança... E como não ficar diante de La Nuit Étoilée de la Méridienne, de Quarto de Van Gogh em Arles e de alguns auto retratos? Posso dizer que o d'Orsay é um museu que, se comparado ao Louvre, é bem pequeno (podendo ser percorrido em apenas um turno). Mas, seu lindo prédio, suas charmosas galerias e a grandiosidade das obras que lá estão, o torna, sem dúvida, muito especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.