quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Musée de Cluny - Museu Nacional da Idade Média

Ontem recomecei minhas explorações pela Cidade Luz, mas agora correndo contra o tempo porque dentro em pouco estarei de volta ao Brasil. Como adoro listas, já fiz uma com todos os lugares que ainda não conheci. E, é claro que, em se tratando de uma cidade como Paris, sempre tem uma novidade! O destino escolhido foi o Musée de Cluny. Fundado em 1843 e instalado em dois históricos edifícios de Paris, como as Termas Galo-Romanas e o antigo Hotel de Cluny (residência da abadia de Cluny), o museu é um espaço dedicado à arte medieval e detém um acervo lindo, rico e variado.
Minha visita começou pelos seus jardins, nada comparável aos de Luxemburgo, mas aconchegante. Segui para comprar meu ingresso, guardei meu casaco na chapelaria e adentrei séculos atrás. Vitrais, esculturas, tapeçarias, pinturas, objetos sacros, jóias, armas, ferramentas e tudo aquilo que podemos ver em filmes e nos livros de escola. Confesso que, apesar desse grande acervo e do meu entusiasmo em me deparar com coisas tão antigas, nada me encheu muitos os olhos - não sei se porque eu já havia visto muito da era medieval em minhas andanças ou se não me identifico com essa parte da história.
Mas, posso dizer que tudo mudou quando adentrei nas áreas destinadas à era romana (sim, Paris também foi dominada pelos romanos!), da época em que a cidade ainda era chamada de Lutércia. Nossa, eu fiquei fascinada em poder admirar objetos, estátuas e partes de construções datadas de, por exemplo, 14 e 37 D.C - isso quer dizer que elas existem há quase dois mil anos!!!!. As Termas Galo-Romanas, do século I, também são algo espetacular. De fato, elas não mais existem, o que há são as ruínas desse lugar, mas bem preservadas. Esse sítio arqueológico romano é o único vestígio da antiga Paris. O Musée de Cluny pode não ser, ao meu ver, um daqueles lugares obrigatórios para se visitar na cidade, mas tem seu valor e é indispensável para se conhecer mais sobre como a Lutércia se transformou nessa linda Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.