sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Deliciosa Comida Togolesa em Paris

Bandeira do Togo
Essa semana tive uma experiência gastronômica surpreendente e agradável: conheci a comida togolesa. Era a despedida de uns amigos de Jivago (o verão em Paris também é marcado por partidas e chegadas) e um deles era do Togo. O Melo Togo é um restaurante simples, nada caro e fica em Montmartre, bairro boêmio da Cidade Luz. A minha surpresa começou logo quando entrei no restaurante e vi a grande semelhança com a Bahia. De verdade, parecia que eu estava em um daqueles simples e aconchegantes restaurantes do Pelourinho ou da Cidade Baixa tamanha a semelhança da decoração, das cores, dos objetos... Eu sempre soube que tínhamos muita influência da África, mas nunca havia visto isso tão de perto. Me senti em casa. E fiquei feliz como uma criança quando a dona do restaurante nos trouxe uma porção de banana frita!!! Pedimos dois tipos de prato: peixe grelhado e frango frito (ambos divinos!) acompanhados de arroz, farofa d'água e mais banana frita (huuummmm...). A senhora nos ofereceu também uma espécie de caldo apimentado com caranguejo, também muito gostoso, e dois tipos de batidas engarrafadas em pequenas pets de Coca-Cola: uma muito saborosa feita com hibiscos e outra sensacional feita com gengibre - Yves, o amigo togolês, até me advertiu que eu deveria tomá-la diluída em água porque era forte, mas ele retirou imediatamente seu comentário quando lembrou que eu era brasileira! Foi uma noite muito divertida onde eu pude conhecer um pouco da gastronomia de um país que pouca gente sabe que existe, onde eu pude matar um pouco das saudades da minha Bahia e, principalmente, onde eu pude celebrar a simplicidade e a diversidade.

Serviço
Restaurant Melo Togo
144, rue Marcadet 
(linha 12, estação Lamarck-Caulaincourt)
75018 - Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.