quinta-feira, 14 de junho de 2012

O Fim de uma Etapa e o Dia dos Namorados...

Depois de quase quatro meses de aulas intensivas de francês e de enfrentar dois testes, um escrito de 3h e outro oral, é chegada a hora de receber meu diploma elementaire. Apesar de ser apenas um curso de francês, a cerimônia foi realizada no lindo e histórico anfiteatro da Sorbonne que, segundo o próprio orador, era raramente aberto - apenas para receber chefes de Estado, entre eles, Mandela! Oulala! Seguindo quase todos os protocolos de uma cerimônia de graduação (porque até beca usamos!), ela durou cerca de 2h30 e o homenageado foi o teatrólogo Eugène Ionesco, um dos ícones do Teatro do Absurdo, representado por sua filha. Havia, certamente, mais de duzentos alunos das mais variadas nacionalidades, algumas até que eu nem sabia que existia, e cada um foi chamado, individualmente, para receber seu diploma das mãos de um dos representantes da Sorbonne - o Monsieur que me recepcionou tinha um filho nascido em Recife e disse conhecer e amar a Bahia! Que coincidência! Recebi dele félicitations e, para não perder o costume, na saída escorreguei e quase beijava o chão (risos)! Dali, famintos e sendo também dia dos namorados, resolvemos, eu e Jivas, celebrarmos com um almoço em um bistrô qualquer que simpatizássemos durante nossa caminhada de volta para casa. Achamos um bem bacana nas imediações do Boulevard Saint-Germain. Provei os famosos scargorts, que são deliciosos, e uma salada muito bem temperada que continha pedaços de uma saborosa carne de pato - que só depois fui saber que era o seu esôfago!!! Depois passamos em uma patisserie, compramos uma daquelas torteletas de frutas e fomos a uma pracinha qualquer para comermos.  E assim foi. Mesmo sendo apenas um curso de francês, fiquei feliz em ter vencido esse desafio que me fez levantar cedo em muitos dias de intenso frio, que me fez conhecer melhor essa língua tão rica e apaixonante, que me fez vencer alguns medos, que me fez conhecer mais essa linda cidade enquanto me dirigia às aulas e, principlamente, que me deu a oportunidade de conviver e conhecer belas pessoas.

Um comentário:

  1. By Flávia Figueirêdo:
    "Que legal, Thu...eu tenho é orgulho de vc...principalmente quando vc quase escorrega, mas depois como escargot e pato! ;). Bjs"

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.