quinta-feira, 14 de junho de 2012

Père-Lachaise e o "deus" da fecundidade...


Ainda sobre minha visita ao Père-Lachaise, devo fazer esse comentário separadamente tamanha a sua peculiaridade.... Caminhando pelas ruelas do cemitério a procura do túmulo de Molière, deparo-me com uma sepultura onde havia uma perfeita estátua de bronze, em tamanho real, deitada sobre ela. Parei para ver se se tratava de algum dos artistas a quem eu procurava quando Jivago me chamou a atenção para um detalhe que eu, como mulher, nem havia reparado: toda a estátua estava homogênea em relação à sua cor, exceto a parte genital que estava "lustrada" como se pessoas estivessem passando a mão constantemente. E como isso não saiu da minha cabeça, resolvi pesquisar sobre aquele túmulo e seu dono. E eis que me deparo com uma superstição, no mínimo, pitoresca! Trata-se de Victor Noir, um jovem e promissor jornalista francês de 22 anos que faleceu duelando com um sobrinho de Napoleão às vésperas de seu casamento. Sua morte causou grande comoção na cidade. Não se sabe ao certo como isso começou, mas reza a lenda que a mulher que deseja engravidar deve seguir o seguinte ritual com a estátua de bronze: beijar sue lábios, depositar uma flor em seu chapéu e tocar os "países baixos". Assim, certamente a cegonha baterá à sua porta! Afrodite e Ísis que se cuidem porque Victor Noir, pelo menos aqui em Paris, é o símbolo da fecundidade...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.