segunda-feira, 23 de abril de 2012

Madri

Congresso
Saímos de Paris ainda de madrugada com destino ao aeroporto local de Beauvais. No aeroporto, visão do inferno tamanha a quantidade de gente... Conseguimos embarcar e 1h50 depois já estávamos em solo madrilenho. De cara tive uma boa impressão da cidade só em chegar na estação de metrô - traçado moderno e  limpíssima, bem diferente das estações sujas de Paris. A cidade é pequena mas charmosa, bem sinalizada, organizada e de gente alegre. Boa também para quem quer comprar porque com a crise os preços caíram bastante.

Ficamos fazendo hora caminhando pela cidade até que nosso amigo baiano, Tiago, fosse nos encontrar para irmos à casa dele. Nesse meio tempo, visitamos a Plaza de España,  onde se encontram estátuas enormes de Dom Quixote e Sancho, caminhamos pela principal avenida comercial da cidade apreciando a belíssima arquitetura dos prédios e chegamos ao Parque Bom Retiro - enorme e conta com grandes canais, fontes, esculturas e monumentos, um lindo palácio de cristal e quadras e pistas largas para a prática de esportes. Ficamos por ali apreciando a natu:)reza e esperando o tempo passar. Dali, encontramos com nosso amigo, tomamos uma cerveja Guinness em um típico pub irlandês e seguimos para a casa dele pela principal estação de metrô de Madri, a estação de Atocha onde ocorreram os atentados terroristas liderados pela Al Qaeda.


Plaza Mayor
No dia seguinte, fizemos mais um tour pela cidade, passamos pela Catedral (onde compramos uma taboca... hum...), o Palácio Real (a família real não o habita), o templo de Debod e as Plazas de Ópera, Mayor, del Sol e de España. Passava das 14h quando finalmente fomos almoçar no Rincon Baiano, um restaurante de comida brasileira e baiana em plena Madri! Eu, claro, aproveitei para comer acarajé, pão de queijo, farofa, moqueca e um suquinho de acerola para finalizar... De fato a comida deixa a desejar, mas a vontade de comer tudo isso era tão grande, que achei tudo ótimo! Fomos ainda ao Mercado de São Miguel, uma espécie de mercadão municipal de São Paulo só que menor. Lá, pode-se comer pães, frios, doces e beber vinhos e espumantes. Os preços não são muito convidativos, mas dá para arriscar. Ao redor do mercado há lojas muito lindas que vendem de tudo: comidas, bebidas, souvenirs, etc... Uma maravilha!

No domingo tiramos para visitar o Museu do Prado, o maior da cidade que abriga as obras de Velázquez, Goya, El Greco, Fra Angélico, Caravagio... O museu destina, diariamente, as duas últimas horas de seu funcionamento para dar acesso gratuito - isso sim é promover o acesso à cultura! Além disso, há tarifa reduzida para estudantes independente da idade - na França, a redução se aplica a apenas estudantes com até 28 anos. Então, se for a Madri, não esqueça de levar sua carteira de estudante! Ficamos por 3h no museu e, claro, assim como a Monalisa é o ícone do Louvre, o quadro As Meninas de Velázquez é a grande atração. Ah, nada de fotos! E nem tente porque os funcionários são bem atentos e rigorosos... De lá, seguimos para o Jardim Botânico - enorme, mais parece um pomar a céu aberto, mas admito que o do Rio de Janeiro é mais lindo. Fomos ainda apreciar o por do sol do alto do Círculo de Belas Artes de Madri, um espaço cultural bem interessante e importante da capital.

Visitamos ainda uma arena de toros - os toureiros são verdadeiras celebridades, é como se fossem grandes atores de Hollywood e não é raro vê-los em capas de revistas, programas de tv e busdoors . As touradas são adoradas e vivem cheias. Em nosso último dia, tentamos visitar o museu Reina Sofia, mas estava cerrado. Uma pena, porque ele abriga as obras mais modernistas como as de Dalí e Picasso (A Guernica está lá). Caminhamos mais pela cidade e resolvemos comer na Mc Donalds que, para minha surpresa, oferece pão sem glúten! Experimentei uma delícia, na qual ando viciada, o iogurte grego! Indescritível! Melhor que chocolate, garanto!

Vista do terraço do Círculo de Belas Artes de Madri
Bom, Madri é uma cidade charmosa, organizada, agradável e conta com um excelente transporte público (trens e metrôs pontualíssimos e confortáveis e ônibus que contam com sistema WiFi, pasme!), muitos centros culturais e lindos lugares. Uma capital pequena, mas que vale a pena conhecer!


Informações
www.esmadrid.com

Museus
www.museoprado.es
www.museoreinasofia.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.