terça-feira, 24 de abril de 2012

Segóvia, Patrimônio da Humanidade

Aqueduto
Acordamos super cedo para pegarmos o trem para a cidade de Segóvia - a Renfe é a empresa responsável pelos trens que são muito confortáveis e a viagem é super rápida, uns 30 minutos no máximo. Os bilhetes podem ser comprados na própria estação ou pela internet (www.renfe.com) e custam um pouco mais de €10 cada trecho. Aconselho a comprar pelo site e com uma certa antecedência porque há um fluxo muito grande de pessoas que vivem em Segóvia e trabalham em Madri. Além disso, há um pequeno desconto nos bilhetes comprados pela internet.
Meia hora depois, estávamos em Segóvia, considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO. E, ao desembarcarmos na estação e nos dirigirmos para o ônibus que nos levaria para o centro da cidade, percebemos que estava nevando! Sim, nevando em plena primavera! Claro que não era uma nevasca, mas não sabíamos que Segóvia era tão fria. Mais tarde ficamos sabendo que na cidade havia estação de ski... Descemos no centro e logo avistamos o famoso Aqueduto construído pelos romanos entre os séculos I e II... Nunca tinha visto algo tão antigo em minha vida! E, como todo turista, a primeira coisa a fazer foi ir até o centro de informações ao turista e pegar um mapa da cidade.

Catedral de Santa Maria de Segóvia

Caminhando pela cidade, a primeira parada foi na famosa e linda Catedral de Santa Maria de Segóvia (o valor da entrada é de € 3 e vale muito a pena visitá-la). Depois seguimos pelas charmosas e históricas ruas da cidade admirando tudo aquilo. Chegamos ao Alcazar, construído no século XII e que serviu inicialmente como fortaleza e depois como palácio, prisão e posteriormente como escola de artilharia e militar. O Alcazár é pequeno, porém podemos ver claramente a influência moura em sua arquitetura: as salas são repletas de arabescos lindíssimos nas paredes e, principalmente, nos tetos. Pode-se ainda apreciar uma rica sala de armas que conta com inúmeras e impecáveis armaduras da era medieval. Eu pude voltar um pouco no tempo...

Alcazar

Continuamos caminhando pela ruelas e resolvemos almoçar o famoso prato típico da cidade, o Cochinillo. Trata-se de um leitãozinho assado delicioso!!! Já passava das 15h30 quando entramos no restaurante vazio. Estranhei, mas perguntei ao garçon se estava aberto e ele, meio aborrecido, me disse que ainda estava em funcionamento mas que fecharia as 16h e que se eu quisesse almoçar teria que ser rápida porque ele não gostaria de ficar trabalhando durante toda a tarde! Coisas de europeu... Uma cidade turística funciona assim? Uma lógica de mercado que não vai funcionar por muito tempo... Enfim, resolvi ficar porque Jivago já estava azul de fome. Fizemos nosso pedido e o garçon já estava mais amistoso e ensaiou algumas palavrinhas. Alguns minutos depois já estávamos saboreando o tal Cochinillo... Que maravilha!!! Valeu muito a pena... Aconselho!

Dentro do Alcazar

Fartos de tanto comer, continuamos caminhando pela cidade. Em cada ruela que se entra há uma surpresa, seja por uma linda paisagem, seja por uma praça charmosa, seja por uma construção antiga. E ficamos assim por boa parte da tarde: andando, apreciando, sentando em banquinhos para ver a vida da cidade, conversando. Curtindo sem pressa. Há ainda o Palácio Real que fica há uns 11km do centro, mas, por um erro de cálculo, perdemos o ônibus e, assim, resolvemos caminhar ao logo do Aqueduto até que chegasse a hora de pegarmos novamente o ônibus que nos levaria de volta à estação de trem.

Segóvia é pequena, mas encantadora! Passeio imperdível!