terça-feira, 24 de abril de 2012

Toledo, a antiga capital da Espanha

Vista da Cidade, ao fundo o Alcazar
Depois de visitar Segóvia, chegou o dia de conhecermos a antiga capital da Espanha, a cidade de Toledo - igualmente declarada como patrimônio da humanidade pela UNESCO. Também fomos de trem, menos de 30 minutos de Madri. O primeiro espetáculo arquitetônico fica por conta da estação onde desembarcamos, a Estación de Ferrocarril que mais se parece com um palacete árabe. Alí pegamos um ônibus que nos deixou no centro, bem em frente ao Alcazar da cidade. Cercada pelo rio Tejo, Toledo é uma cidade muito antiga e foi a capital da Espanha até a corte ser transferida para Madri. A cidade também foi palco de grandes disputas e de invasões mouras. Toda essa mistura entre cristãos, árabes e judeus pode ser conferida na arquitetura, na  gastronomia e, sobretudo, no artesanato composto basicamente de peças em metal com design que remete ao período medieval, porcelanas coloridas e as lindas e famosas espadas de aço (quem não se lembra do lendário aço de Toledo do qual foi feita a espada do Zorro?). É de enlouquecer! Uma pena não ter podido comprar nada... De cara encontramos na porta de uma dessas lojas as estátuas de Dom Quixote e Sancho Pança - Toledo é um dos cenários utilizado por Cervantes em sua obra. E há souvenirs e outras tantas estátuas desses personagens espalhados por toda a cidade.

Catedral Primada

De posse do mapa da cidade, elegemos a Catedral Primada para visitarmos porque era a mais próxima do ponto em que estávamos. Porém, no trajeto, paramos para provar algumas iguarias das padarias que agora não me recordo como se chamam, mas ainda lembro o sabor! A Catedral tem o estilo gótico, é majestosa e abriga obras de Goya, El Greco, Caravaggio, Tiziano e Van Dick, além dos túmulos de alguns reis da Espanha. Nela também está o terceiro maior sino da Europa - para isso há que se pagar além da entrada normal, €7, uma taxa de aproximadamente €3 para ter acesso à torre. Preferimos fazer o tour completo e pagamos por isso - valeu a pena!

Depois de algumas horas na Catedral, saímos caminhando pelas ruas da cidade e eu, mais uma vez, encantada com tudo o que via! Muita história e cultura espalhadas em cada canto dessa cidade... Encontramos duas pequenas exposições que interessaram a Jivago e eu resolvi acompanhá-lo: a primeira sobre os antigos instrumentos de tortura e a outra sobre os Templários. A exposição trazia réplicas desses instrumentos e textos explicativos sobre seu funcionamento. Fiquei chocada com as atrocidades que eram praticadas, principalmente na época da inquisição e a Espanha foi um dos países mais cruéis graças à minha xará, a Rainha Isabel, a Católica...

Vista da cidade banhada pelo Tejo
Como a grana estava curta, resolvemos almoçar uns sanduíches que levamos (é sempre bom levar algo para comer). Seguimos. Para nosso azar, o Alcazar estava fechado - e descobrimos isso depois de ter dado, pelo menos, duas voltas ao redor dele por não termos enxergado a placa que dizia que estava cerrado. Continuamos nossa caminhada pelas ruelas e, a cada passo, uma nova igreja, uma nova lojinha, lindas espadas, ateliês de arte, restaurantes e padarias, sinagogas, mesquitas, conventos e mosteiros... Uma verdadeira e maravilhosa mistura concretizada em Toledo. Finalmente chegamos à encantadora ponte de San Mantin sobre o rio Tejo. A essa altura já estávamos bem cansados, meus pés já não me obedeciam e frio começava a chegar. Então, resolvemos ir caminhando até a estação do trem e, assim, aproveitarmos mais a paisagem da cidade.

Toledo é uma cidade que vale ficar mais que um dia porque a quantidade de monumentos, prédios históricos, galerias e museus é grande, se levarmos em conta o tamanho da cidade. Fora isso, há ainda a Toledo mística onde se pode fazer trilhas noturnas nos principais pontos considerados sagrados da cidade. enfim, há atrações para todos os perfis e gostos: desde compras até o misticismo passando pela arte e pela cultura. Vale!


Informações
www.toledo-turismo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.